domingo, 22 de dezembro de 2013

Questões sobre o Natal


1) Os não-cristãos alegam que as árvores de Natal são um símbolo religioso do Natal. árvore de Natal é realment eum símbolo religioso do Natal igual a um presépio?
Isto depende de como tal símbolo é encarado. Se é visto como algo que transpareça, exalte o sentido religioso, então sim, porque muitos cristãos enxergam religiosamente a árvore de Natal. É uma decoração que os cristãos incorporaram à celebração do feriado ao longo dos séculos, explicando que aárvore verde pode simbolizar a vida eterna.
Mas se um símbolo é considerado um objeto tangível intrinsecamente ligado a um feriado, de tal modo que sem tal objeto, o feriado não seria o mesmo, então não, porque a celebração do Natal não exige árvores de Natal.

2) Um amigo me disse que Jesus provavelmente nasceu no verão. Como posso explicar-lhe a razão de a Igreja celebrar o Natal em 25 de dezembro?
Como não sabemos a data exata do nascimento de Cristo, a data de 25 de dezembro para o Natal pode ter sido arbitrada.
A Igreja poderia ter determinado outra data para comemorar o nascimento de Cristo, mas uma possível razão para ter se escolhido 25 de dezembro, foi a sua proximidade com o solstício de inverno. Após essa data os dias começam a ficar mais longos, e assim, é início de uma temporada de mais luz entrando no mundo (cf. Jo 1,5).
O solstício de verão, após o qual os dias começam a ficar mais curtos cai próximo a 24 de junho, dia em que a Igreja celebra o nascimento de João Batista, que de Cristo declarou: "Importa que ele cresça e que eu diminua". (cf. Jo 3,30).

3) Porque a cor rosa é usada durante o Advento na coroa do Advento e vestes?
O Advento é um tempo de penitência, e assim a cor litúrgica ordinária do Advento é roxa. Noterceiro domingo do Advento, que é também chamado Gaudete (em latim: "Alegra-te"), nósreconhecemos a alegre expectativa da temporada que culminará com o nascimento de Cristo noNatal, alterando a cor litúrgica para rosa. Rosa é um "brilho" do violeta comum e, portanto,simboliza a alegria.

4) Meu amigo disse que os católicos acreditam que em dias especiais como o Natal recebemos graças diferentes dos outros dias do ano. Ele afirma que existe apenas um tipo de graça e não importa em que dia do ano é. Eu sei que há graça santificante e as graças reais. Quais são as diferenças entre elas e que graças recebemos nos dias santos?
A Igreja ensina que existe uma diferença entre a graça atual e a graça santificante. Uma maneira fácil de entender a graça atual é lembrar que ela nos permite agir, isto é, é a força que Deus nos dá para que possamos agir conforme a sua vontade. A graça santificante é um estado em que Deus nos permite participar da sua vida e do amor. Quando falamos de estar em estado de graça, queremos dizer o estado de graça santificante. Não há nenhum pecado mortal em nós. Esta graça nos vem em primeiro lugar pelo batismo e, em seguida, pelos outros sacramentos (em caráter de conservação ou recuperação desta).

As graças que recebemos no Natal são graças atuais que nos permitem celebrar o nascimento de Jesus de uma maneira que agrada a Deus.

Fonte: Tradição em foco em Roma


Nenhum comentário:

Postar um comentário