domingo, 29 de abril de 2012

Mãe de Deus, clamamos a vós!


Virgem Maria: Mãe de Deus

De acordo com a mariologia católica, Deus escolheu gratuitamente Maria como a mãe do seu Filho: para cumprir tal missão, foi preservada do pecado original e de todos os pecados. O arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que Deus faria com que ela concebesse Jesus do Espírito Santo, ou seja, em virgindade e sem participação de homem algum. Logo o Espírito Santo faz dela a Mãe de Cristo, e como Cristo é o próprio Deus encarnado, também a Mãe de Deus. 

Maria aceitou obedientemente essa sua missão divina tão necessária à salvação, tornando-se assim a corredentora dos homens. Casou-se com São José, que assumiu a paternidade terrena de Jesus, mas mesmo assim, ela conseguiu conservar a sua virgindade por toda a sua vida.
Devido ao fato de ter concebido Jesus, que é o único Redentor dos homens e a cabeça da Igreja, ela torna-se também a Mãe da Igreja e de todos os homens que Jesus veio salvar.

O culto de veneração a Maria (chamado de hiperdulia) é diferente do culto de adoração a Deus. O culto Mariano é expresso nas festas litúrgicas dedicadas a ela, nas peregrinações aos locais onde Maria apareceu, nas inúmeras devoções (ex.: Escapulário de Nossa Senhora do Carmo) e orações marianas (ex.: Santo Rosário). Uma das principais causas de devoção popular do culto a Maria tem a ver com a nossa crença na poderosa intercessão de Maria junto a Deus.


Atividade


Colorir





Inspiração: Dogmas da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário