sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Jacozinho do Senhor - Vocabulário Católico

ALELUIA - Palavra hebraica que significa "louvai a Deus". É aclamação de alegria, frequentemente usada nos salmos e adotada desde os tempos primitivos do cristianismo na Liturgia, na proclamação do Evangelho. Na liturgia atual o Aleluia ressoa o ano inteiro, silenciando apenas na Quaresma.

ALFA E ÔMEGA - Primeira e última letras do alfabeto grego. São usadas na Sagrada Escritura para designar a Cristo como começo e o fim de tudo (Ap 21,6). Na liturgia da Vigília Pascal (Sábado Santo) emprega-se este imagem na bênção do Círio Pascal.

ALIANÇA - Pacto de amizade. Na antiguidade, a vida dos povos ou tribos fundamentava-se sobre as alianças, como sobrevivência diante dos inimigos mais fortes. A Aliança de Deus com seu povo escolhido, realizada por intermédio de Moisés no Sinai, é o acontecimento central do Antigo Testamento.

ALTAR - Lugar diante do qual se apresentam as oferendas a Deus. Jesus considerava-o digno de respeito e exigia, por isso, a prévia reconciliação daqueles que se acercavam dele (Mt 5,23ss.;23,18-20). O altar representa Cristo. É por essa razão que lhe é prestada honra (beijo, incenso...) e que se deve ter por ele grande respeito.

AMBÃO - Lugar destacado no qual se proclama as leituras da Sagrada Escritura, nas celebrações. Púlpito para fazer a pregação, com estante para cololar a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário